topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Religiosos » SANTO ANTÓNIO 2011 – 10 DIAS DE FESTA RIJA

 

SANTO ANTÓNIO 2011 – 10 DIAS DE FESTA RIJA

Texto e Fotos de: Liduino Borba
Adiaspora.com

 

Este ano de 2011, mantendo a tradição, decorrem em Agosto as tradicionais Festas de Santo António, no Porto de São Mateus, que têm a sua origem no ano de 1754, com a elaboração nos Estatutos da Confraria de Santo António. Desde a ajuda a familiares de pescadores, quando necessitados, passando pela arrematação do “Santo” e organização das festas, houve uma evolução natural que acompanhou os tempos.

A Comissão deste ano é composta por 7 mulheres, a saber: Maria da Fé Silva, Elvira Gil, Fátima Martins, Irina Pimentel, Juliana Pimentel, Maria José Silveira e Sandra Spencer. Segundo uma nota extraída do Face Book (em Festas de Santo António) elas definem-se como «Somos uma comissão, que tudo faremos para conseguir os nossos objectivos, que são fazer uma festa bonita que dignifique a nossa linda freguesia.» Pelo que consta no programa irão consegui-lo.

Logo a seguir ao fim da festa de 2010 começaram os preparativos para o ano seguinte. Sou testemunha da preparação dos carros de desfile, que começou naquela data, num armazém de Entre Ladeiras, junto ao meu 2.ª Mão, gentilmente cedido pela D. Teresa Moniz de Sá, sua proprietária. Foram muitos meses de árduo trabalho, que para além dos membros da Comissão teve a colaboração de mecânicos, electricistas e outros. A decoração esteve a cargo dos dedicados irmãos João e Abel Mendonça, naturais da Agualva.

Este ano, com o lema “Um Brinde de Magia”, o programa estende-se por 10 dias de festa rija, que começa a 12 de Agosto e acaba a 21, onde, para além da tradicional cantoria, existem artistas vindos do continente, como o Toy, Miguel e André, e a Romana, mas também o Cortejo de Abertura, a marcha oficial de Santo António, os locais “Açorianos”, Alberto Correia, “Os D’Banda”, “Sete da Vida Airada”, “Só Forró” e Fados com a família Barcelos. A tradicional segunda-feira do Bodo de Leite e Regatas, e quatro touradas, uma delas noturna, completam o grosso do programa.

O programa das festas traz uma definição do lema “Um Brinde de Magia”. «Brindar é sempre bom, seja champanhe ou vinhos, ambos agregam glamour e elegância em todas as ocasiões comemoradas. É impossível imaginar uma grande comemoração sem um brinde especial, seja em casamentos, bodas e aniversários quando familiares e amigos se reúnem é imprescindível um “tim-tim” e de repente o ambiente fica mágico.»

Mais uma vez o Porto de São Mateus está-se a vestir de gala para receber as suas festas maiores. Para além de muitos visitantes, emigrantes e locais, este ano tem a presença da Rádio KIGS, sediada em Hanford, Califórnia, a transmitir os festejos para todo o mundo, com o site www.kigs.com, através dos seus estúdios na Terceira, que serão montados no Núcleo Museológico dos Baleeiros, no Porto de São Mateus. A cobertura será efectuada pelo dedicado locutor Ildeberto Rocha, sempre pronto para estas iniciativas de valor.

Tenho pena de não poder assistir este ano às festas, que prometem muito, mas vou partir a 9 de Agosto, regressando a 30, para a Califórnia onde vou visitar familiares e amigos, e participar noutra grande festa – Assunção – em Turlock, para o lançamento do meu livro “Adelino Toledo – Uma Voz na Diáspora”.

As festas deste ano estão orçadas em quarenta mil euros, fruto dum programa arrojado, mas cobertas pela força da organização da Comissão que tem organizado muitos eventos para angariar os fundos necessários. A Junta de Freguesia também colaborou com a festa ajudando na logística, licenciamentos, pedidos de apoios a empresas, etc.

É de louvar a organização desta festa e mais uma vez as mulheres provaram que são capazes de pôr uma grande festa de pé. Como diz o ditado popular, mas ao contrário: “Por de trás de uma grande mulher está sempre um grande homem”.

Que se divirtam…

 

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007